O PEIC – Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário – foi fundado em 2004 por iniciativa dos estudantes da FFCLRP (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto) e tem como objetivo principal buscar a formação de qualidade de seus integrantes. O projeto entende “formação de qualidade” como aquela que fomenta o questionamento, instiga, atrai o gosto pelo conhecimento, promove autonomia, desenvolve o senso crítico, incentiva a postura proativa e a curiosidade, e promove o respeito quanto às diferenças.

Interdisciplinaridade

Uma abordagem interdisciplinar refere-se ao estudo que envolve diversas áreas do conhecimento, implicando na integração das mesmas para uma compreensão mais ampla do assunto. A interdisciplinaridade vem tornando-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores, devido a sua incorporação na legislação e nas propostas curriculares brasileiras. Neste contexto, esta abordagem converge com a proposta de formação de qualidade do projeto e será buscada em todas as aulas. Para o PEIC, o aprender deve consistir em concepções globais acerca de temas, e não em fragmentos teóricos.

 

Um projeto voluntário

O PEIC é um projeto voluntário, sem fins lucrativos. Segundo definições das Nações Unidas: “O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos.”. A atividade voluntária demanda tempo e dedicação de forma séria e comprometida, sem retorno financeiro, o que, muitas vezes, não atrai os estudantes de graduação, pós-graduação, ou até mesmo aqueles já inseridos no mercado de trabalho. Entretanto, participar de projetos como o PEIC é uma forma eficaz de contribuir para crescimento do grupo de agentes transformadores da sociedade, deixando sua marca pedagógica, administrativa ou acadêmica eternizada na história de vida de muitos daqueles que enxergam no projeto uma oportunidade de alcançar seus objetivos.